Sábado, 05 Dezembro 2020

Cineclube Camarim | “Dr. Fantástico” ridicularizou a Guerra Fria e conquistou 4 indicações ao Oscar

O filme “Dr. Fantástico”, dirigido por Stanley Kubrick, expõe os absurdos da Guerra Fria onde duas superpotências se armam até os ossos para manter a paz. Um filme irreverente, com um argumento engenhoso, personagens caricaturais e repleto de diálogos envolventes e hilariantes que faz o público rir do medo. Uma crítica ácida à Guerra Fria e à mediocridade dos homens que a comandam capazes de desencadearem uma guerra nuclear graças às fissuras governamentais e equívocos diplomáticos.

01 dr fantastico“Dr. Fantástico” é também um filme inovador por destinar três personagens antagônicos ao mesmo ator. Peter Sellers interpreta Merkin Muffley, presidente dos Estados Unidos, o oficial britânico Lionel Mandrake, da Força Aérea Britânica e Dr. Fantástico, cientista alemão e ex-nazista travado em uma cadeira de rodas. Kubrick pretendia que Sellers interpretasse, também, o major King Kong, mas o ator convenceu-o que seria demasiado pesado dar conta de quatro personagens tão diferentes.

Há momentos em que dois personagens dialogam entre si, uma novidade no cinema até então e sem os atuais recursos de computação gráfica. Petter Sellers é tão genial em sua atuação que quase não se percebe que esses três personagens são interpretados pela mesma pessoa.

“Dr. Fantástico ou Como aprendi a parar de me preocupar e amar a bomba atômica” (Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), é uma sátira política de humor ácido. Conta como um general insano, que acredita em uma conspiração comunista, dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando uma guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente dos Estados Unidos e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.

02 dr fantastico“Dr. Fantástico” tornou-se um clássico do cinema. Um filme para os amantes de tecnologia que mostra seus primórdios, da telefonia de longa distância até computadores capazes de tomar decisões. Um filme para cinéfilos por sua linguagem cinematográfica inovadora. Um filme para historiadores e cientistas políticos por retratar um período dramático da história mundial – a Guerra Fria.

Considerado a maior sátira política do século, “Dr. Fantástico” rendeu a Stanley Kubrick quatro indicações ao Oscar: melhor diretor, melhor filme, melhor ator (Peter Sellers) e melhor roteiro adaptado. Stanley Kubrick (1928-1999) é considerado um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, autor de clássicos como Glória feita de sangue (1957), Spartacus (1960), Lolita (1962), 2001: uma odisseia no espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), O Iluminado (1980) entre outros.

SINOPSE
Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos "vermelhos". Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.

01 cartaz dr fantasticoCINECLUBE CAMARIM
DOMINGO | 22 DE MARÇO | 17h30

DR. FANTÁSTICO (1964)

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden
Duração: 1h35min
Nacionalidades: Reino Unido, EUA
Gênero: Comédia , Guerra

BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e receba a programação por e-mail

Um espaço repleto de arte, cultura e sonhos possíveis. Um teatro de bolso para ver, escutar e sentir de perto. Uma pequena caixa preta 
DE ONDE SE VÊ UM NOVO LUGAR

(48) 3204.6608

Av. Santa Catarina, nº1313
Estreito | Continente
Florianópolis | SC
CEP 88070-740