Domingo, 05 Abril 2020

Cineclube Camarim | “Laranja Mecânica” e a manipulação do Homem pelo Estado

O filme “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange), dirigido e adaptado para o cinema em 1971 por Stanley Kubrick, é baseado do romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962.

01 laranja mecanicaA história é passada no Reino Unido, num futuro distópico marcado pela violência e o autoritarismo. Alexander Delarge (Malcolm McDowell), o protagonista, lidera um gangue de jovens maginais que espalham o caos, através de atos de violência gratuita.

Explorando questões sociais e políticas intemporais, Laranja Mecânica reflete sobre temas como a delinquência juvenil, a psiquiatria, o livre arbítrio e a corrupção moral das autoridades. Perturbador e repleto de imagens cruas de violência, se tornou um filme cult, aclamado pelo público e a crítica, e apontado como uma das obras mais icônicas de Kubrick.

02 laranja mecanicaLaranja Mecânica acompanha a onda de crimes de um gangue de jovens britânicos liderado por Alexander Delarge. Depois de ser preso e julgado por seus atos, o protagonista aceita fazer parte de um tratamento psiquiátrico que reduziria o tempo da sua pena.

Alex é forçado a assistir cenas de violência e sexo por longos períodos de tempo, até passar mal. Depois de libertado, se torna numa vítima indefesa e sofre vinganças daqueles que atormentava antes.

Desesperado, tenta se matar, pulando da janela. Depois da queda, recupera as suas funções mentais, mas o público e a imprensa o transformam num mártir e o governo tem que o subornar para manter a boa imagem. Alex acaba se tornando uma estrela, pousando para a capa dos jornais com o Ministro da Defesa.

TEMAS CENTRAIS

DELINQUÊNCIA JUVENIL
Causada por vários fatores políticos e sociais, a delinquência juvenil é ilustrada ao longo do filme. Alex e seus companheiros são adolescentes frustrados, sem objetivos, que só sentem prazer e entusiasmo através do consumo de drogas e da prática de atos violentos. No interior dos próprios gangues, as hierarquias e estruturas de opressão social se repetem, com líderes tiranos como Alex Delarge.

RELAÇÕES HUMANAS PRECÁRIAS
04 laranja mecanicaOs comportamentos erráticos desta juventude são resultado de uma sociedade doentia onde as relações humanas sao praticamente inexistentes. As famílias, totalmente distanciadas dos adolescentes, não conseguem controlá-los nem discipliná-los. Com seu tempo consumido pelo trabalho e a exaustão, negligenciam seus filhos e acabam por abandoná-los.

As ligações de amizade e irmandade entre companheiros também se revelam frágeis, com lutas e traições. Disso resulta a solidão absoluta destes indivíduos que não podem depender nem confiar em ninguém.

A sexualização extrema que atravessa toda esta sociedade se traduz numa objetificação notória das mulheres que passam a ser encaradas como presas que os homens caçam por diversão. Assim, seguindo seus instintos mais animalescos, transformam o sexo em estupro, ataque e mera demonstração de poder.

05 laranja mecanicaABUSO DE PODER E AUTORITARISMO
Uma das principais reflexões a que o filme conduz é a legitimidade das medidas de punição e contenção do crime promovidas pelo governo. Usando de todas as armas, sem medir consequências morais e éticas, a Justiça se torna também criminosa.

Os prisioneiros são encarados como um problema que deve ser resolvido a todo o custo, mesmo que isso implique esquecer seus direitos, sua humanidade e individualidade, controlando as suas mentes.

O Estado autoritário tenta resolver os problemas sociais através da violência, sem reeducação. A transformação nos indivíduos não acontece graças à sua vontade, mas apenas por manipulação, condicionamento (como se tratassem de animais). Alex Delarge e os companheiros de crime são produtos e sintomas desta sociedade distópica.

SINOPSE
Num futuro próximo, na Inglaterra, num mundo desolado e violento, gangs de jovens gangsters atacam, estupram e matam . Um deles é treinado pelo governo para ficar condicionado num tratamento de lavagem cerebral que lhe traz repulsa à violência.

01 cartaz laranja mecanicaCINECLUBE CAMARIM
DOMINGO | 29 DE MARÇO | 17h30

LARANJA MECÂNICA (1971)

Direção e Roteiro: Stanley Kubrick
Baseado no livro de Anthony Burgess
Elenco: Malcolm McDowell, Michael Bates, Patrick Magee, Adrienne Corri, Warren Clark, Anthony Sharp
Duração: 1h36min
Gênero: Drama

BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e receba a programação por e-mail

Um espaço repleto de arte, cultura e sonhos possíveis. Um teatro de bolso para ver, escutar e sentir de perto. Uma pequena caixa preta 
DE ONDE SE VÊ UM NOVO LUGAR

(48) 3204.6608

Av. Santa Catarina, nº1313
Estreito | Continente
Florianópolis | SC
CEP 88070-740