No extremo oeste de Santa Catarina, na divisa do Brasil com a Argentina, está localizada a cidade de Paraíso, ponto de inspiração para o espetáculo da Persona Cia de Teatro, que retorna este mês (20/3), às 20h, ao Teatro Camarim, em Florianópolis/SC.
A história de uma família simples acometida por uma série de episódios violentos em Paraíso SC é uma metáfora contraditória para a relação com o lugar de paz, beleza e eternidade. “A narrativa revela uma história trágica e que teve como uma das consequências a separação entre mãe e filha por 20 anos. Assim como o filme ´Paris, Texas` (1984), de Wim Wenders, onde Paris é uma cidade no interior do Texas e não a capital da França, temos em Santa Catarina uma cidade chamada Paraíso”, compara o diretor Jefferson Bittencourt.
Em cena os atores Fernando Kleis, Giselle Kincheski, Juli Nesi, Marcilênio Arruda e Verônica Bornhofen, contam o episódio sem diálogos e utilizam das ações, elementos sonoros e da música original de Diogo de Haro, para transmitir os afetos das personagens e o drama vivido pela família. “A proposta é expandir o estudo sobre a musicalidade na construção da cena, foco de pesquisa da Persona Cia de Teatro desde sua fundação, para o campo das ações e da percepção, para o campo da escuta do ator e do espectador, onde aspectos da trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo, ou mesmo dos sons criados pelos atores, sejam fundamentais para o entendimento da narrativa”, destaca Bittencourt.
A Persona Cia de Teatro é uma companhia de Florianópolis com 18 anos de atividade, e que já apresentou seus espetáculos em vários teatros e festivais, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Fotos: Rebecca Pezzatto
SERVIÇO
O quê: Espetáculo teatral “Paraíso, SC”
Quando: 20 de março | 20h
Quanto: R$ 15 (meia) | R$ 30 (inteira)
Onde: Teatro Camarim
Av. Santa Catarina, nº1313 - Estreito - Florianópolis
Classificação Indicativa: 16 anos
FICHA TÉCNICA
Direção e iluminação: Jefferson Bittencourt
Dramaturgia: Persona Cia de Teatro a partir do argumento de Jefferson Bittencourt
Atores: Fernando Kleis, Giselle Kincheski, Juli Nesi, Marcilênio Arruda e Verônica Bornhofen
Música: Diogo de Haro
Figurinos: Valéria de Oliveira
Locução: Bruno Marcos Kleis
Cenário e Objetos: Jânio Roberto de Souza
Arte Gráfica: Jefferson Bittencourt e Marcilênio Arruda
Fotografia: Rebecca Pezzatto
Produção: Persona Cia de Teatro